Carrapato

Os carrapatos são ectoparasitas e hematófagos, ou seja: se alimentam de sangue de mamíferos, aves, répteis ou anfíbios. Geralmente são ovais, apresentando forma esférica ao se alimentarem. Alguns são parasitas permanentes e outros, temporários, vivendo alguns momentos de seus ciclos de vida no seu hospedeiro.

Quanto ao ciclo de vida, passam por estágio de ovo, larva, ninfa e adulto, sendo que essas três últimas precisam de um hospedeiro para prover alimento. Fêmeas fertilizadas, após se alimentarem, colocam seus ovos em local protegido e cada ovo dá origem a uma larva, que se desenvolve até o estágio adulto.

Quanto a estas, podem transmitir: encefalites e febres hemorrágicas (doenças causadas por vírus); tularemia (pode atacar a pele, olhos e pulmões), ehrlichiose (ataque aos glóbulos vermelhos e células sanguíneas brancas, principalmente monócitos e neutrófilo), febre maculosa, doença de Lyme (alterações cutâneas, sintomas parecidos com os da gripe, alterações musculoesqueléticas, artríticas, neurológicas, psiquiátricas e cardíacas) – doenças causadas por bactérias; e babesiose, doença causada por protozoários e causa febres intercaladas, anemia, problemas intestinais, cansaço, dor no corpo, dor de cabeça, e calafrios.

Medidas preventivas:

1- Tratar o animal afetado:

– aplicação de graxas neutras, óleos ou glicerina (provocarão asfixia destes animais), fazendo com que se desprendam facilmente.

– aplicação de banhos sob a forma de imersão ou pulverização de carrapaticidas em casos mais graves.

2- Em áreas infestadas por carrapatos:

– evitar sentar no solo e expor partes do corpo desprotegidas à vegetação.

– usar calças e camisas de manga longa, preferencialmente de cor clara (para melhor visualização da possível presença desses indivíduos)

– repelentes na roupa à base de permetrina ou deltametrina

– prender a barra da calça nas botas com fita adesiva.

– examinar o corpo à procura de carrapatos e retirá-los cuidadosamente com o auxílio de uma pinça ou luva.

Veja mais sobre “Carrapato (Ordem Ixodida)” em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/carrapato.htm